Configurar a rede sem fios (eduroam) em Android

Estas instruções destinam-se à configuração da rede sem fios no sistema operativo Android. Este tutorial foi feito tendo por base a versão Android 12.

1. Abra as “Definições” (Settings) do seu dispositivo. Clique na opção que diz “Wi-Fi” ou algo semelhante. Deverão aparecer 2 redes disponíveis: “eduroam” e “tecnico-guest”.
  2. Escolher a rede “tecnico-guest”. Depois de estar ligado, abra o browser e aceda ao seguinte endereço para fazer download do certificado: http://dsi.tecnico.ulisboa.pt/configuracoes/cacert.crt
  3. No nome do certificado, escreva “IST”. Se der para escolher a finalidade a que se destina o certificado, escolha “Wi-Fi”.
  4. De seguida, aceda novamente ao menu que tem as redes sem fios disponíveis. Escolha a rede “eduroam” para se ligar. Preencha os seguintes campos (possivelmente alguns encontram-se no separador “Avançado”):
    1. Método EAP (EAP Method): PEAP
    2. Identidade (Identity)istxxxxx@tecnico.ulisboa.pt, onde istxxxxx corresponde ao seu Técnico ID
    3. Palavra-passe (Password) – password correspondente ao seu Técnico ID
    4. Certificado de CA (CA certificate): IST (o certificado que fez download anteriormente)
    5. Estado do certificado online (Online certificate status): Não validar
    6. Domínio (Domain): IST – eduroam
    7. Autenticação de fase 2 (Phase 2 authentication)MSCHAPv2
    8. Identidade anónima (Anonymous identity) – anonymous@tecnico.ulisboa.pt
  5. Clicar em “Ligar”. A rede sem fios “eduroam” deverá estar configurada no seu dispositivo.