Configurar a rede sem fios (eduroam) em Ubuntu

Estas instruções destinam-se à configuração da rede sem fios no sistema operativo Ubuntu. Este tutorial foi feito tendo por base a versão Ubuntu 20.04 LTS.

1. Abra as “Definições” do seu dispositivo. Clique no separador que diz “Wi-Fi”. Deverão aparecer 2 redes disponíveis: “eduroam” e “tecnico-guest”.
  2. Escolher a rede “tecnico-guest”. Depois de estar ligado, abra o browser e aceda ao seguinte endereço para fazer download do certificado: http://dsi.tecnico.ulisboa.pt/configuracoes/cacert.crt
  3. De seguida, aceda novamente ao menu que tem as redes sem fios disponíveis. Escolha a rede “eduroam” para se ligar. Preencha os seguintes campos:
    1. Wi-Fi security: WPA & WPA2 Enterprise
    2. AuthenticationPEAP
    3. Anonymous identity – anonymous@tecnico.ulisboa.pt
    4. DomainIST ‑ eduroam
    5. CA certificatecacert.crt (o certificado que fez download anteriormente)
    6. Inner authentication – MSCHAPv2
    7. Username – istxxxxx@tecnico.ulisboa.pt, onde istxxxxx corresponde ao seu Técnico ID
    8.  Password – password correspondente ao seu Técnico ID
  4. Clicar em “Connect”. A rede sem fios “eduroam” deverá estar configurada no seu dispositivo.