Como transferir o conteúdo do Google Drive para o seu computador?

Utilizando a aplicação Google Takeout

1. Aceder a http://drive.google.com/, usando como login o email do Técnico;

2. Click no icon com as suas iniciais no canto superior direito;

3. Seleccione Gerir a sua conta Google/Manage your Google Account;

4. Seleccione Dados & privacidadeData & Privacy à esquerda;

5. Seleccione Data from apps and services you use / Dados de aplicações e serviços;

6. Sob Descarregar ou Apagar os seus dados / Download or delete your data, seleccione Descarregar os seus dados /  Download your data;

7. Carregar em Desseleccionar tudo / Deselect all;

8. Deslizando o ecran para baixo, seleccione a opção Google Drive;

9. Deslize para baixo e seleccione Próximo / Next;

10. Escolha o formato de exportação e seleccione Descarregar por ligação via email/Download link via email;

11. Escolher Exportar uma vez / Export once;

12. Em tipo de ficheiro/file type seleccionar .zip;

13. Escolha a dimensão máxima do ficheiro. Sugerimos 4GB. Se o conteúdo for superior a este limite, será dividido em vários ficheiros;

14. Carregar em Criar ficheiro / Create export;

Passado algum tempo (que podem ser minutos, ou várias horas, dependendo do volume de dados), receberá um link que poderá usar para descarregar os conteúdos.

Utilizando a aplicação do Google Drive

A forma mais simples de migrar o conteúdo da Google Drive para o computador é usar o cliente de sincronização da Google Drive – Drive para computador. Esta aplicação permite criar uma pasta local no computador que reflecte o conteúdo da Google Drive. Estão disponíveis instruções de instalação e configuração para PC e Mac.

Nota importante: Atenção que os chamados “Google Docs”, sejam eles editores de texto (Google Docs), folhas de calculo (Google Sheets) ou  apresentações (Google Slides) não são copiados para o computador local, sendo apenas representadas por um link para a Google. Como tal, o backup da Google Drive local funciona para outros ficheiros (pdf, ficheiros Microsoft), mas não para ficheiros Google. Para a extracção completa de dados, deverá ser usado o Google Takeout (ver modo anterior)

Se o objetivo final for reduzir o volume de armazenamento usado na Google Drive, quando a sincronização estiver terminada a parte do conteúdo que se pretenda retirar da Google Drive deverá ser movida da pasta local da Google Drive para uma nova pasta, disco externo, ou outro serviço de armazenamento na nuvem (OneDrive, Dropbox, etc).