Instituto Superior Técnico

Serviços de Informática

FAQs

  • Como posso aceder aos serviços disponibilizados pela DSI?

O acesso aos serviços informáticos disponibilizados pela DSI é garantido automaticamente aos utilizadores com vínculo ao IST (como por exemplo alunos, docentes, funcionários e investigadores), a partir do momento em que é concluído o processo de admissão.

Destes serviços destacam-se:

A autenticação em cada um destes serviços é centralizada através do Técnico ID.

  • Como posso recuperar a palavra-chave de autenticação Técnico ID?

A recuperação da palavra-chave de autenticação Técnico ID pode ser feita das seguintes formas:

  1. Presencialmente no Suporte ao Utilizador da Direção de Serviços de Informática (DSI);
  2. Telemóvel;
  3. Cartão de Cidadão.
Presencialmente

É necessário dirigirmo-nos à Direção de Serviços de Informática (DSI), que se localiza:

  • na Alameda, no R/C do Pavilhão Central
  • e no Taguspark na sala 1.46, no primeiro piso do edifício (bloco D).

Por razões de segurança e o tipo de serviços a que se tem acesso através da autenticação, apenas se procede à recuperação da palavra-chave junto do titular da conta, mediante a apresentação de um documento de identificação (Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão, Cartão de Aluno ou de Funcionário).

Através do telemóvel

Para recuperar a palavra-chave de autenticação através de telemóvel, diriga-se até à página https://id.tecnico.ulisboa.pt/

Deve escolher a opção “Recuperar palavra-passe“. De seguida, escolha “Telemóvel” no modo de recuperação. Deve agora inserir o seu username do Técnico ID bem como o número do documento de identificação. De seguida, vai receber por SMS um código que deve inserir na plataforma. Por fim, deve definir a nova palavra-passe desejada.

Através do cartão de cidadão

De modo a recuperar a palavra-chave de autenticação através do cartão de cidadão, necessita de ter o plugin  Autenticação.Gov  instalado no seu computador, bem como um leitor de cartão de cidadão.

Diriga-se até à página https://id.tecnico.ulisboa.pt/ e escolha a opção “Recuperar palavra-passe“. De seguida, escolha “Cartão de cidadão” no modo de recuperação. Deve inserir o cartão de cidadão no leitor e, se tudo correr devidamente, deve inserir a nova palavra-passe desejada.

Em caso de dificuldade no acesso a algum serviço, ou dúvida na utilização ou configuração do mesmo, pode utilizar os meios disponíveis para contactar o serviço suporte ao utilizador da DSI.