Instituto Superior Técnico

Serviços de Informática

FAQs

  • Como posso obter uma conta de correio eletrónico do IST?
Novos alunos

A conta de correio eletrónico é, à partida, ativada no ato da inscrição de qualquer novo aluno do IST.

Comunidade com vínculo ao IST

Desde 2006 que toda a comunidade com vínculo ao IST (Docentes, Funcionários, Investigadores, Bolseiros ou outros colaboradores) tem acesso a um endereço de correio eletrónico do Técnico, após o início das atividades inerentes ao vínculo estabelecido com o IST.

Ativar a conta

Os utilizadores do IST que não possuam e-mail podem ativar a conta na página de self-service ou através do envio de um mail para o endereço si@tecnico.ulisboa.pt, com a indicação do nome e do Técnico ID do utilizador.

Uma pessoa externa ou convidada, com convite para acesso temporário aos serviços informáticos, deverá dirigir-se à recepção da DSI para ativar a conta de e-mail.

A localização da DSI poderá ser consultada na página de contactos da DSI.

 

  • Como posso configurar uma mensagem de férias (resposta automática) no correio eletrónico do IST?

Para configurar uma mensagem de férias a ser enviada para os remetentes sempre que recebe um e-mail num período de férias, aceder ao webmail e seguir o seguinte procedimento:

  1. Clicar no botão de ação Configurações pessoais (Settings) presente no canto superior direito.
  2. Selecionar o separador “Férias” (Vacation).
  3. No separador “Mensagem de resposta” (Reply message), preencher os campos:
    1. Assunto (Subject) – com o assunto da mensagem que se vai enviar
    2. Corpo da mensagem (Body) – com a mensagem que se quer deixar aos remetentes
    3. Início de férias (Vacation start) – inserir a data inicial do período de férias
    4. Fim de férias (Vacation end) – inserir a data final do período de férias
    5. Estado (Status) – ativar esta opção, mudando o estado para Ligar (On).
    6. Clicar em Guardar (Save).

 

  • Como posso configurar uma mensagem de resposta automática no webmail do IST?

Para configurar uma mensagem de resposta automática do e-mail do IST, aceder ao webmail e seguir o seguinte procedimento:

  1. Clicar no botão de ação Configurações pessoais (Settings) presente no canto superior direito.
  2. Selecionar o separador “Filtros” (Filters).
  3. Na coluna que diz “Filtros” (Filters), no canto inferior esquerdo do ecrã clicar no botão de ação + (Novo filtro/New filter). Na área de conteúdo “Definição de filtros” (Filter definition), preencher o campo “Nome do filtro” (Filter name) com o nome que se pretende dar ao filtro.
  4. Na caixa de conteúdo “Regras para Filtros” (Filter Rules) clicar no botão de opção todas as mensagens (all messages).
  5. Na caixa de conteúdo “Acções para Filtros” (Filter Actions), escolher através da caixa de seleção a opção Responder com a mensagem (Reply with message). De seguida, preencher os campos:
    1. Conteúdo da mensagem (Message body) – com a mensagem que se quer deixar aos remetentes
    2. Assunto da mensagem (Message subject) – com o assunto da mensagem que se vai enviar
    3. Endereço de resposta do remetente (Reply sender address) [Opcional] – se pretender que a resposta do remetente à mensagem automática seja redirecionada para outro e-mail, pode inserir neste campo o e-mail que deseja (e-mail pessoal por exemplo).
  6. Clicar em Guardar (Save).

A configuração da opção de resposta automática está concluída.

Desativar a mensagem de resposta automática

Quando quiser desativar a funcionalidade de resposta automática, é necessário repetir os procedimentos relativos aos passos 1 e 2. De seguida, na área de conteúdo “Definição de filtros” (Filter definition) visar o campo “Filtro desativado” (Filter disabled).

 

  • Qual é o tamanho máximo de uma mensagem no e-mail do IST?

Uma mensagem no e-mail do IST está limitada ao tamanho máximo de 25MB (incluindo anexos), que corresponde ao tamanho do e-mail depois de codificado pela aplicação de mail usada. O referido limite é válido para troca de e-mails entre utilizadores com caixa de correio eletrónico nos servidores centrais do IST.

  • O tamanho máximo do(s) ficheiro(s) anexados é aproximadamente de 18,75MB.

Para o envio de ficheiros de maior dimensão recomenda-se a utilização do serviço de partilha de ficheiros FileSender da FCCN.

 

  • Quais são os tipos de ficheiros que podem ser colocados em anexo nos e-mails?

Os servidores de e-mail do IST não permitem a distribuição de anexos de e-mails que correspondam a ficheiros executáveis, visto que este tipo de ficheiros são, atualmente, uma das maiores fontes de propagação de malware. Deste modo:

  • Serão filtrados todos os e-mails que incluam anexos executáveis cujos sufixos sejam um dos seguintes: ade, adp, bas, bat, chm, cmd, com, cpl, crt, exe, hlp, hta, inf, ins, isp, js, jse, lnk, mdb, mde, msc, msi, msp, mst, pcd, pif, reg, scr, sct, shs, shb, vb, vbe, vbs, wsc, wmf, wsf, wsh, iso. Ficheiros cujo nome contenha chavetas  ( { } ) serão também filtrados.
  • A lista de anexos sujeitos a filtragem não incluem nenhum dos tipos de ficheiros geralmente usado em aplicações académicas (como documentos de MS Office, imagens, ficheiros de áudio e vídeo, pdf, postscript e ficheiros de arquivo .zip, .tar, .tgz ou .rar) – São de momento filtrados todos os ficheiros MS Office que contenham Macros.
  • Em caso de filtragem de anexos, as mensagens não serão entregues ao destinatário, sendo o remetente notificado deste facto e do motivo da filtragem realizada.
  • Se os utilizadores pretenderem receber por e-mail ficheiros de um dos tipos que são filtrados, deverão solicitar ao remetente que proceda ao arquivo prévio dos ficheiros executáveis com um programa que produza arquivos zip, rar ou tgz. O arquivo resultante não será inspecionado pelo sistema de filtragem, pelo que poderá ser usado para enviar ficheiros com qualquer extensão.

 

  • Como posso configurar um endereço de e-mail como SPAM no webmail do Técnico?

Para configurar um endereço de e-mail como SPAM, aceder ao webmail e seguir o seguinte procedimento:

  1. Clicar no botão de ação Configurações pessoais (Settings) presente no canto superior direito.
  2. Selecionar o separador “Filtros” (Filters).
  3. Na coluna que diz “Filtros” (Filters), no canto inferior esquerdo do ecrã clicar no botão de ação + (Novo filtro/New filter). Na área de conteúdo “Definição de filtros” (Filter definition), preencher o campo “Nome do filtro” (Filter name) com o nome que se pretende dar ao filtro.
  4. Na caixa de conteúdo “Regras para Filtros” (Filter Rules) clicar no botão de opção “corresponde a uma das seguintes regras” (matching any of the following rules).  Na caixa de seleção escolher  “Assunto” (Subject), “contém” (contains) e de seguida colocar o endereço de e-mail (a considerar como SPAM).
  5. Na caixa de conteúdo “Acções para Filtros” (Filter Actions), escolher através da caixa de seleção a opção Eliminar mensagem (Delete message).
  6. Clicar em Guardar (Save).

A configuração está concluída. Se pretender desativar este filtro, é necessário repetir os procedimentos relativos aos passos 1 e 2. De seguida, na área de conteúdo “Definição de filtros” (Filter definition) visar o campo “Filtro desativado” (Filter disabled).

 

  • Como posso obter uma mailing list para uma unidade, departamento, projeto, serviço ou evento?

Para criar uma mailing list para uma unidade, departamento, projeto, serviço ou evento é necessário possuir privilégios de administração num grupo na página do ciist admin.

Existem algumas exceções nas quais se pode criar uma mailing list sem se pertencer a um grupo. Neste caso, será necessário contactar a DSI através de envio de e-mail para si@tecnico.ulisboa.pt com o pedido pretendido. O e-mail deverá conter as seguintes informações:

  • Nome da pessoa responsável pela unidade, departamento, projeto, evento ou serviço interessado
  • Nome do grupo a que irá pertencer a mailing list
  • Nome do e-mail a criar
  • Nome do administrador ou administradores do grupo
  • Nome dos elementos a adicionar à lista e respetivos endereços de correio eletrónico

 

  • Que limites tenho no número de e-mails que posso enviar?

Actualmente cada utilizador pode enviar mails até ao máximo de 500 destinatários por dia usando a sua conta de correio electrónico. Para além disso, estão impostos os máximos de 200 mails por 5 minutos e 450 mails por hora.

Estes limites foram motivados pela enorme dificuldade de combate ao SPAM (mail não solicitado e indesejável). Para que o IST não seja afectado como um todo, estes limites são necessários para garantir uma boa imagem do nosso serviço de e-mail.

Caso pretende enviar e-mails em massa para mais destinatários contacte-nos: si@tecnico.ulisboa.pt