Utilização e configuração dos computadores dos serviços do IST

Este documento estabelece as normas de utilização e configuração dos computadores de serviços do Instituto Superior Técnico (IST). Estabelece-se, em particular, a responsabilidade pela configuração e administração das máquinas e define-se qual o software que pode ser legitimamente instalado e utilizado.

Introdução e objetivos

Nos últimos tempos, a profusão de vírus e worms na Internet, bem como a multiplicação de programas que instalam módulos de spyware e adware nos computadores, tem-se tornado num grave entrave ao funcionamento eficiente de muitas das máquinas instaladas nos serviços do IST. Adicionalmente, é frequente a existência de problemas criados por erros de configuração dos utilizadores ou programas ilegitimamente instalados. Por este motivo, os serviços técnicos do CIIST são frequentemente chamados a intervir para corrigir situações originadas por erros de configuração ou vulnerabilidades existentes nas máquinas Estas intervenções são geralmente demoradas, implicando quebras de produtividade significativas e uma ocupação excessiva dos técnicos do CIIST. Frequentemente, a integridade do sistema operativo e das aplicações instaladas só é possível com a reinstalação total da máquina.

Muitas das situações e problemas criados resultam de dúvidas que surgem, com alguma frequência, sobre quem deve deter a responsabilidade de administração, configuração e manutenção dos computadores dos serviços. Assim, este documento estabelece:

[links subpáginas]

Normas sobre a responsabilidade nominal e cadastro dos equipamentos dos serviços (nota informativa CIIST 1/2006),

A nota informativa CIIST 1/2006 estabelece normas sobre a responsabilidade nominal, transferências de equipamentos e deslocação física dos equipamentos dos serviços.