Instituto Superior Técnico

Serviços de Informática

Prevenção de SPAM

O serviço de email inclui um filtro anti-spam global ao email do Técnico. Os emails assinalados por esse filtro com muito alta probabilidade de spam são automaticamente movidos para uma pasta “SPAM” (ou equivalente se existir) na caixa de correio dos utilizadores. Porque são possíveis falsos positivos recomendamos que verifiquem esta pasta periodicamente ou quando esperavam receber um email e esse esteja em falta.

Além disso, para evitar o abuso do sistema de email existem limites ao número de emails (destinatários) que podem ser enviados num período de tempo a partir de uma única conta. Os limites são contabilizados para períodos de 5 minutos, 1 hora e 1 dia. Os SI tentarão manter estes limites nos valores mais altos compatíveis com a necessidade de evitarmos o blacklisting dos servidores de email.
Esta medida tornou-se necessária porque o envio de uma quantidade muito grande de email de um único remetente é um factor considerado na avaliação de risco de SPAM associada a um servidor. Ocorre frequentemente quando uma conta é comprometida e usada por um spammer, antes que a consigamos detectar e bloquear. Os limites servem portanto o propósito de limitar os danos. Essas ocorrências já levaram, no passado, os servidores do Técnico a serem bloqueados por outros serviços de email relevantes (no caso, da Microsoft).

Caso um utilizador do sistema active um limite, esse limite estará explicado na mensagem de erro que receberá quando tentar enviar mais emails. Se for atingido o limite diário a conta ficará impedida de enviar email durante 24h (contado deste o início do envio dos emails que causaram o bloqueio). Antes do limite diário ser activado serão ativados os limites de 5 minutos e 1 hora, pelo que deverá haver aviso suficiente para o evitar.

Quando for necessário enviar emails em grande quantidade deve ser usado o serviço de listas de correio eletrónico ou mailing lists.