Instituto Superior Técnico

Serviços de Informática

Armazenamento (AFS)

A DSI oferece à comunidade do IST um serviço de armazenamento de dados assente na tecnologia AFS (Andrew File System).

O AFS é um sistema de ficheiros distribuídos, que os utilizadores da comunidade IST podem usar simultaneamente e que corre em diversas máquinas. É necessário ao uso do serviço web.

Quem pode ter acesso ao sistema AFS

Todos os utilizadores com Técnico ID podem dispor de acesso ao sistema de armazenamento AFS (Andrew File System), utilizando como credenciais de acesso o username e a password respetivos, pelo que não é necessário um registo explícito do utilizador.

A ativação do serviço de AFS é automática para os utilizadores que tenham ativado o serviço de Unix Shell (cluster sigma).

Para aceder à área do sistema AFS, basta ativar o AFS nos serviços disponíveis (self-service).

O sistema AFS também disponibiliza áreas de dados partilhadas para os membros de grupos. Pode ser activado para o grupo na secção de gestão de grupos do self-service.

Como obter acesso ao sistema AFS

Pode aceder-se ao AFS do IST de duas formas:

  • através de um cliente remoto, de acordo com a preferência do utilizador e de cada sistema operativo (Windows, Linux, Mac OS X, etc.);
  • através do Sigma, onde corre também um cliente remoto de AFS para que os seus utilizadores possam manter os seus dados armazenados. A homedir no sigma é a área pessoal de AFS do utilizador. As área de grupo estão acessíveis, para os membros do grupo com permissão, no caminho /afs/ist.utl.pt/groups/. Assim um metodo de acesso conveniente às areas AFS é o uso de uma ligação sftp via Sigma.

Para cada utilizador está definida uma quota por omissão de 10 Gigabytes para utilizadores e 20GB quando se trata de um grupo.

Na utilização do sistema de armazenamento AFS, para questões ou dúvidas que surjam sugere-se a consulta de: