As Direções de Serviços de Informática são duas: Direção de Aplicações e Sistemas de Informação e Direção de Infraestruturas Computacionais.
Cada uma das Direções está organizada em diferentes núcleos, consoante os domínios de intervenção e exercício das respetivas atribuições.
A Direção de Aplicações e Sistemas de Informação (DASI):
Núcleo de Apoio a Aplicações e Processos
- O Núcleo de Aplicações e Processos exerce as suas atribuições na área de análise funcional, desenvolvimento, configuração e suporte de módulos e aplicações de natureza académica, administrativa ou outra
Núcleo de Desenvolvimento e Operações
- O Núcleo de Integração e Arquitetura de Software exerce as suas atribuições na área de análise funcional, desenvolvimento, configuração e suporte da infraestrutura de software, e
respetiva arquitetura e tecnologias subjacentes, sobre a qual é efetuado o desenvolvimento aplicacional
Núcleo de Design de Produtos Digitais
- O Núcleo de Design e Multimédia exerce as suas atribuições na área do Design e planeamento das páginas web institucionais do IST e outras páginas web do IST que lhe sejam solicitadas; análise de usabilidade e design dos portais dos serviços web do IST; produção e apresentação de conteúdos web e multimédia de acordo com informação e requisitos que lhe sejam transmitidos ou previamente definidos pelo Conselho de Gestão do IST ou em quem este delegar
A Direção de Infraestruturas Computacionais (DIC):
- O Núcleo de Sistemas é responsável pela gestão, manutenção e configuração de hardware, sistemas operativos e serviços associados, no âmbito dos sistemas de informação e equipamentos geridos centralmente, incluindo, nomeadamente, a gestão de serviços de armazenamento, backup, virtualização, segurança, autenticação, correio eletrónico, gestão de bases de dados e outros serviços lógicos infraestruturais
Núcleo de Redes e Cibersegurança
- O Núcleo de Redes e Comunicações é responsável pela gestão, segurança e manutenção da rede de telecomunicações, incluindo a gestão do equipamento ativo de rede, nomeadamente encaminhadores, comutadores e equipamentos de suporte da rede sem fios, pela manutenção da cablagem física da rede infraestruturada, e pela manutenção de equipamento e serviços de comunicações de voz e vídeo
- O Núcleo de Suporte ao Utilizador tem por missão efetuar a comunicação e suporte do utilizador e providenciar o licenciamento de software disponibilizado, comunicando com os utilizadores preferencialmente através de interfaces informática e telefónica estruturadas que lhe permita efetuar um diagnóstico rápido, de modo a resolver ou a encaminhar o problema para o serviço que o possa resolver
- Simplificar a comunicação com os utilizadores, de modo a que utilizem eficazmente os serviços e aplicações fornecidos pelo SI
- Manutenção de hardware e dos sistemas operativos, que se encontram instalados nos serviços centrais e administrativos e dos departamentos que tenham protocolo com o SI
- Manutenção e actualização dos conteúdos on-line