Nos sistemas de mail modernos é agora comum os servidores de mail usados para o envio de um email assinarem as mensagens com uma chave privada do servidor. Essa assinatura pode ser verificada pelo servidor do destinatário do email para validar que a mensagem é legítima, na medida em que está assinada por um servidor autorizado para enviar email para o domínio do remetente que consta no cabeçalho (linha “From:”) da mensagem. Trata-se de um processo conhecido como DMARC.
Esta verificação no destino falha caso o email tenha origem num servidor não autorizado para envio de email em nome do remetente. Nestes casos é aplicada à mensagem de email recebida uma política que pode resultar ou do critério anunciado pelo domínio do endereço do remetente, ou de outro critério arbitrário definido no servidor do destinatário. A mensagem pode ser rejeitada (bounce), colocada em quarentena, entregue mas classificada como SPAM, entregue normalmente, ou descartada silenciosamente.
Os únicos servidores autorizados para enviar email em nome do Técnico são os servidores mantidos pelo Técnico. Portanto alertamos os nossos utilizadores para que nunca enviem a partir de serviços de email externos mensagens tendo como remetente (“From:”) o seu endereço do Técnico. Se o fizerem é muito provável que algumas dessas mensagens sejam recusadas ou descartadas. As políticas para o tratamento de mensagens têm vindo a tornar-se mais estritas em todos os grandes serviços de email e é provável que esta situações se tornem mais frequentes.
Estamos conscientes de que muitos utilizadores configuraram serviços externos tais como (por exemplo) o Gmail para enviar emails com o seu endereço do Técnico. Essa é uma situação que provavelmente irá resultar em emails recusados ou descartados. O que aconselhamos é que use um cliente de email (por exemplo Thunderbird, Outlook, etc) configurado com duas contas separadas (Gmail e Técnico, neste caso) de forma a evitar qualquer possibilidade de confusão. Cada conta terá a sua identidade (endereço de origem), servidores de saída, etc, correctos e o programa irá usar o conjunto correcto sempre que responde a um email recebido. Se usa webmail o que recomendamos é que use o webmail do Técnico para a conta do Técnico, e o da Google para o Gmail.