Última atualização: 14 de julho de 2021
O sistema de armazenamento de ficheiros do Técnico (Fenix drive) permite o armazenamento de ficheiros na nuvem privada do IST e a partilha dos mesmos entre utilizadores sem a utilização de serviços externos cuja privacidade ou controlo se encontra fora do domínio de segurança dos SI.
O sistema Fenix drive está disponível, após autenticação, em http://drive.tecnico.ulisboa.pt/. Neste sistema, o utilizador pode criar pastas e armazenar ficheiros seleccionando “O meu Drive” e efetuar o upload dos documentos pretendidos, de forma semelhante à de outros serviços públicos (Google Drive, One Drive, iCloud, etc).
Para partilhar um ficheiro ou pasta armazenado em http://drive.tecnico.ulisboa.pt/ com outros utilizadores, deverão ser seguidos os seguintes passos:
- Seleccionar o Ficheiro ou Pasta a partilhar, usando a caixa de selecção à esquerda do nome;
- Selecionar a opção “Partilhar”, disponível num dos ícones à direita da caixa de procura no topo da página e seguir os seguintes pontos:
- Seleccionar a visibilidade pretendida (nenhuma, só leitura, escrita e leitura) para o “Público” (ou seja, elementos do IST ou exteriores). Excepto em casos particulares, deve ser deixado em “Nenhuma”;
- Seleccionar, do mesmo modo, a visibilidade pretendida para todos utilizadores do IST (autenticados). Por omissão, não deve ser preenchida;
- Adicionar os utilizadores do IST que devem ter acesso usando a opção “Novo utilizador”. Os utilizadores podem ser adicionados por Tecnico-ID ou nome, tendo o sistema um mecanismo de auto-complete para ajudar na selecção. Para cada utilizador adicionado, pode ser seleccionado o tipo de acesso autorizado.
- Notificar os destinatários seleccionando a opção “Notificar os utilizadores por email” ou copiando o link no topo da página e enviando uma mensagem personalizada.
O sistema de partilha de ficheiros está destinado exclusivamente à utilização de conteúdos académicos, científicos ou administrativos do IST, não sendo autorizada a sua utilização para armazenamento de conteúdos privados. Desaconselha-se igualmente a sua utilização para o armazenamento em larga escala de vídeos ou fotografias (sobre o armazenamento de vídeos académicos aconselha-se, em particular, a consulta do tópico sobre tema em aulas por videoconferência).