Configuração da VPN em Linux (Ubuntu 20.04 LTS) (Screenshots)

Estas instruções destinam-se à configuração do acesso VPN à rede do Técnico num sistema Linux Ubuntu (neste tutorial foi utilizada a versão 20.04 LTS).

1. Aceder a “Definições”. No menu lateral esquerdo, procurar pela opção “Sobre” e, de seguida, clicar em “Atualizações de Software”.

2. Adicionar a fonte “universe” no separador “Ubuntu Software”. Clicar em “Fechar”.

3. Clicar com o botão direito na ligação do ficheiro de configuração tecnico.ovpn e escolher “Guardar ligação como…”, ou equivalente, para descarregar o ficheiro para o computador. Clicar em “Gravar”.

4. Para instalar a aplicação OpenVPN, abrir a aplicação terminal. Correr o seguinte comando no terminal:

>$ sudo apt-get install network-manager-openvpn-gnome

Confirmar com a opção “S” (ou “Y”, caso o idioma seja o Inglês).

5. Voltar a aceder às “Definições”. No menu lateral esquerdo, procurar pelo separador “Rede”, ou equivalente. Clicar no sinal “+” que se encontra próximo de “VPN”.

6. Escolher a opção “Import from file…” ou equivalente.

7. Localizar o ficheiro de configuração descarregado anteriormente. Clicar em “Abrir”.

8. Preencher os campos com os dados de autenticação do Técnico ID:

• “Nome de Utilizador”: inserir istxxxxxx@tecnico.ulisboa.pt, onde istxxxxxx corresponde ao seu Técnico ID.
  • “Senha”: senha correspondente ao Técnico ID.

9. Ativar a ligação que acabou de ser criada.

10. A ligação do serviço VPN está efetuada.