Instalação e configuração do OpenAFS em Windows 10

De seguida estão contemplados os passos necessários para a instalação e configuração do cliente de AFS – OpenAFS – em Windows 10.

Instalação do OpenAFS em Windows 10

1. Abrir o browser e aceder ao endereço https://www.auristor.com/openafs/client-installer/
  2. Escolher o instalador “Windows Installer (64-bit)“. Assim que o download estiver concluído, clicar no instalador.
  3. Seguir os passos de instalação. Em default cell, colocar “ist.utl.pt“.
  4. Após a instalação, é pedido ao utilizador que reinicie o computador. É recomendável reiniciar o sistema para concluir a instalação com sucesso.

Neste momento o cliente de AFS encontra-se instalado no seu computador.

Caso pretenda visualizar de forma mais detalhada os passos acima referidos juntamente com os screenshots correpondentes, pode aceder ao seguinte tutorial.

Configuração do OpenAFS em Windows 10

1. Para a configuração do AFS, verificar se tem um ticket Kerberos ativo no sistema.
  2. Abrir o explorador de ficheiros, clicar em “Este PC“. Na barra superior, clicar em “Computador” e em “Mapear unidade de rede“.
  3. Em pasta escrever o endereço “\\afs\ist.utl.pt\users\a\y\istxxxxay“, onde:
    • representa o penúltimo número do Técnico ID
    • representa o último número do Técnico ID
    • istxxxxay corresponde ao Técnico ID do utilizador
  4. Neste momento, o utilizador já tem acesso à sua área pessoal no sistema de armazenamento central AFS.
  5. Sempre que quiser aceder à sua área pessoal no sistema AFS, basta abrir o explorador de ficheiros, clicar em “Este PC” e abrir a unidade de rede que se encontra mapeada no seu computador.

Caso pretenda visualizar de forma mais detalhada os passos acima referidos juntamente com os screenshots correpondentes, pode aceder ao seguinte tutorial.

Quaisquer dúvidas que tenha, envie e-mail para si@tecnico.ulisboa.pt para que possamos ajudar.