Rede eduroam: desativação da cifra “TKIP”

7 de março, 2013

Com base no que foi proposto pela FCCN, o IST abandona a cifra “TKIP” na rede eduroam. Este mecanismo está oficialmente descontinuado pela WiFi Alliance desde 2012. A partir de 2014 nenhum AP deverá anunciar WPA/TKIP.

O IST manteve o “TKIP” durante mais tempo de forma a prolongar a vida útil de muitos dispositivos, garantindo a sua ligação à rede eduroam quando estão no IST. No entanto, este prolongamento tem trazido um ou outro problema para os utilizadores do IST que necessitam de ir a reuniões, formações, workshops e conferências noutras Universidades do País e do resto do Mundo.

Apesar das instruções da rede eduroam no IST obrigarem os utilizadores a configurarem a rede sem fios utilizando o WPA2/AES ao invés do WPA/TKIP, muitos utilizadores já tinham os seus portáteis configurados e alguns não fizeram upgrade automático da configuração ao verem a cifra “AES” disponível na rede sem fios. Para alguns sistemas operativos mais antigos, o upgrade para a cifra “AES” não é automático, pelo que os utilizadores que tenham problemas de acesso à rede eduroam deverão desfazer a configuração do equipamento e reconfigurá-lo.

Subscrever Feed de Notícias