Nos dias 31 de Julho, 1 e 2 de Agosto, o atendimento será feito de forma remota, salvo expressa necessidade mediante agendamento prévio.
[atualizado às 19:40]
O serviço de e-mail esteve indisponível entre as 00h05 e as 19h25 de hoje, dia 2 de Novembro de 2021.
A causa do problema está relacionada com uma corrupção de dados, provocada por uma avaria do hardware de um sistema de discos que afectou milhares de caixas de …
O IST passou a ter o seu portal de autenticação e fornecedor de identidade integrado na federação de identidades eduGAIN. Com esta adesão os utilizadores do IST passam a ter acesso a mais de 1800 serviços online disponibilizados tanto pela comunidades académica e científica, como …
Para evitar que os servidores de e-mail do IST apareçam em listas negras de serviço de e-mail com má conduta, o nosso servidor “mail.tecnico.ulisboa.pt” passou a dispôr de um mecanismo que combate activamente o uso de contas de utilizadores para envio de e-mails em massa. …
No dia 25 de Maio entre as 20:00h e 20:30h decorrerá uma intervenção técnica que irá indisponibilizar o sistema Fénix e as Aplicações Administrativas IST, IST-ID e ADIST.
Pedimos desculpa pelas perturbações que possam ser causadas durante este período.
No dia 4 de Abril, o domínio “tecnico.ulisboa.pt” passou a ter suporte de DNSSEC (extensões de segurança ao protocolo DNS).
Com esta alteração foi dado mais passo para melhorar a segurança no acesso a serviços informáticos alojados no IST.
Esta nova funcionalidade permitirá a publicação de diversos …
Informamos que no dia 16 de dezembro 2015, às 19h a rede de dados da Universidade de Lisboa será sujeita a uma reorganização das suas ligações e do encaminhamento de tráfego.
Durante esta intervenção toda a rede do Técnico e do INESC (Instituto de Engenharia de …
Excecionalmente no dia 17 Dezembro de 2015 o atendimento da DSI encerrará às 15:30h.
Pedimos desculpa por este incómodo, contudo, retomaremos o horário normal nos restantes dias.
O sistema de webmail do Técnico (https://webmail.tecnico.ulisboa.pt) irá ter um novo aspeto visual a partir da próxima segunda-feira, dia 7 Dezembro 2015 pelas 15h.
A estrutura será semelhante à versão atual, não existindo mudanças significativas na forma de utilização do sistema de webmail.
Informamos que os logins para utilização do Ephorus foram cancelados em Outubro pelo fabricante Turnitin em toda a ULisboa, na sequência da não renovação deste software.
O software em presente contratação é o Urkund, e aguardamos informações sobre a sua disponibilização.
É provável que a criação de …
Informamos que os logins no sítio da Ephorus/Turnitin se encontram temporariamente bloqueados.
Na sequência da aquisição da empresa Ephorus pela Turnitin, em coincidência com a renovação do actual contrato, o fabricante mantem suspensos os logins já atribuídos em toda a ULisboa.
Esta dificuldade começou em meados de Outubro, …
Informamos que é possível efetuar download do office 365.
O portal do Office365 para os domínios *.ulisboa.pt, tem temporariamente inibida a utilização das várias aplicações fora da nuvem.
Aguardamos que a situação normalize dentro de poucos dias.
No dia 08/Junho, a partir das 19h será efetuada uma intervenção para instalação da nova versão do sistema Fénix (versão 5).
O sistema ficará indisponível entre as 19h e 20h.
Pedimos desculpa pelo incómodo e agradecemos que o feedback seja enviado para: dsi@tecnico.ulisboa.pt.
No dia 4 de Junho 2015 será disponibilizada nas Aplicações Centrais uma nova interface de visualização do Módulo de Gestão de Projetos (MGP).
Esta nova interface irá permitir obter um conjunto de informação por coordenador, centro de custo e por projeto.
Agradecemos que o feedback seja enviado …
Encontra-se disponível para os docentes do IST a utilização do Ephorus (https://www.ephorus.com/pt-pt/) gratuitamente até 31 de Dez. de 2015.
Caso pretendam a utilização deste software deverão enviar um e-mail para: dsi@tecnico.ulisboa.pt
O Microsoft Office365 já está disponível para a comunidade do IST. Ver mais aqui.
A DSI irá disponibilizar, a partir de 2 de março, um novo serviço de autenticação para os vários websites e serviços institucionais do Técnico, mais seguro e otimizado para dispositivos móveis, chamado Técnico ID. O nome de utilizador (ex: ist12345) e palavra-passe irão manter-se, mas …
No dia 23 Janeiro a partir das 22:00h, decorrerá uma intervenção técnica para instalação da nova versão nas aplicações administrativas IST, IST-ID e ADIST que irá indisponibilizar estas aplicações por um período de 3 horas.
Pedimos desculpa pelo incómodo e agradecemos que o feedback seja enviado para: …
No dia 19 de Janeiro, a partir das 19h será efetuada uma intervenção para instalação da nova versão do sistema Fénix (versão 4), desenvolvida pela equipa FenixEdu da DSI.
Durante um período de cerca de 6 horas diversas funcionalidades do sistema não estarão disponíveis, nomeadamente: páginas …
O Instituto Superior Técnico, através da Direção de Serviços de Informática, desenvolveu, no último ano, uma parceria com a Google, tornando a escola uma das primeiras instituições portuguesas com Google Maps Indoor, uma funcionalidade que permite aos utilizadores aceder a mapas internos dos edifícios.
O Campus …
Excepcionalmente no dia 17 Dezembro de 2014 o atendimento da DSI encerrará às 15:30h.
Pedimos desculpa por este incómodo, contudo, retomaremos o horário normal nos restantes dias.
No dia 29 de Setembro entre as 18:30h, decorrerá uma intervenção técnica nas aplicações administrativas IST, IST-ID e ADIST que irá indisponibilizar estas aplicações por um período de 2 a 3 horas.
Pedimos desculpa pelas perturbações que possam ser causadas durante este período.
Devido a problemas com um dos nossos sistemas de armazenamento de dados, diversos sistemas informáticos estiveram indisponíveis durante quase todo o dia de ontem 30/Jul/2014.
Pelo facto de estarmos já em período de férias a capacidade operacional da equipa está mais reduzida, o que contribuiu para …
O tamanho máximo de uma mensagem no e-mail do IST foi aumentada de 20 para 25 MB o que corresponde ao tamanho do mail incluindo os anexos depois de codificado pela aplicação de mail usada.
Para o envio de ficheiros de maior dimensão recomenda-se a utilização …
No dia 25 de Maio, às 23h50, ocorreu uma corrupção fatal de dados no serviço de bases de dados MySQL, alojado no servidor db.ist.utl.pt . Foi necessário recuperar os dados a partir de backups, o que só ficou concluído hoje, dia 28 às 18h.
Durante o …
No dia 28 de Maio, a partir das 19h, decorrerá uma intervenção técnica complexa no serviço web http://fenix.tecnico.ulisboa.pt que irá indisponibilizar o serviço web durante um período não inferior a 6 horas.
Pedimos desculpa pelas perturbações que possam ser causadas durante este período.
Encontra-se disponível um novo serviço para a comunidade do Técnico. A par do empréstimo de material audiovisual para registo de imagem (câmara de vídeo, tripé e microfone sem fios), disponibiliza-se também uma ferramenta para gravação e streaming de vídeo, a Matrox Monarch HD, que permite …
O evento Ignition do projeto FenixEdu está integrado na XXI SINFO.
10:00 – 17:20 | Workshops – Sala 01.1 (Centro de Congressos)
Membros da equipa do projeto FenixEdu vão estar, durante o dia de hoje, disponíveis para fazer demonstrações e tirar dúvidas sobre o projeto. Durante os …
É necessário atualizar o cliente de OpenAFS.
Devido a um problema de segurança os clientes antigos irão deixar de funcionar no dia 5 de Fevereiro. Neste dia, a DSI irá realizar uma atualização aos servidores de OpenAFS que é incompatível com os clientes antigos.
Para continuar a utilizar o OpenAFS …
Informa-se que o sistema Fénix irá entrar em manutenção esta noite.
Prevê-se que o serviço fique indisponível durante cerca de 2 horas, com início a partir das 21H00.
O novo domínio de e-mail @tecnico.ulisboa.pt é oficialmente suportado pela DSI a partir do dia de hoje.
Com a criação do novo domínio @tecnico.ulisboa.pt os endereços de e-mail do Técnico passam a xxxxxxxxxx@tecnico.ulisboa.pt. Ou seja, os endereços mantém-se, apenas muda o domínio.
Informações adicionais acerca das implicações …
A situação relativa aos problemas identificados anteriormente na máquina delta encontra-se normalizada.
Pedimos desculpa pelo incómodo causado.
As licenças do Matlab e suas toolboxes já se encontram disponíveis.
Esperamos normalizar durante a tarde a utilização dos shares de software.
Estamos a reconfigurar um novo hardware.
A máquina delta, que serve as licenças do Matlab e do Mathematica e os shares para instalação de software, está com avaria.
Esperamos resolver o problema durante a manhã. Atualizaremos as notícias.
É possível colaborar com a Direção de Serviços de Informática (DSI), do Instituto Superior Técnico, no âmbito de projetos inovadores na area de informática, num ambiente tecnologicamente avançado e informal, onde o espírito de equipa e motivação são componentes fundamentais.
Atualmente, a colaboração com a DSI …
Com base no que foi proposto pela FCCN, o IST abandona a cifra “TKIP” na rede eduroam. Este mecanismo está oficialmente descontinuado pela WiFi Alliance desde 2012. A partir de 2014 nenhum AP deverá anunciar WPA/TKIP.
O IST manteve o “TKIP” durante mais tempo de forma …
Devido a um principio de incêndio provocado por um dos sistemas de alimentação da energia elétrica numa das salas técnicas principais da FCCN, nas instalações do LNEC, que obrigou ao desligamento preventivo de vários sistemas eléctricos, a ligação à Internet esteve interrompida hoje entre as …
Devido a uma avaria num equipamento crítico de interligação à rede científica nacional (RCTS), o IST esteve sem ligação à Internet entre as 14:10 e as 15:10 de hoje, dia 27 de Setembro. Devido ao tipo específico de falha e por razões …
O lançamento do website da DSI representa um salto qualitativo aos mais variados níveis e um marco na forma como a DSI comunica, o que se materializa também no lançamento do novo website de Suporte ao Utilizador da DSI, uma revolução na cultura de apoio ao utilizador da Direção …
Com base no alinhamento estratégico de adaptação digital à nova identidade corporativa do Técnico e no intuito de manter a coerência visual com o Website do IST, os websites das unidades centrais foram alvo de um redesign, que se refletiu, particularmente, na componente visual.
A mudança foi …