O serviço de listas de correio eletrónico permite a criação de novos endereços de email com o propósito de enviar mensagens para múltiplos destinatários. Encontram-se disponíveis os seguintes tipos de lista:
- Listas de divulgação de correio eletrónico, cujas mensagens são difundidas por um ou mais anunciadores autorizados, para um conjunto de endereços de destino (subscritores) que podem apenas receber email e responder directamente para o endereço de email do divulgador de cada mensagem. Os anunciadores e destinatários da lista podem ser configurados através da página de self-service fornecida pelos SI.
- Listas de discussão de correio eletrónico, cujas mensagens são difundidas e transmitidas por todos os seus subscritores. As configurações destas listas terão que ser feitas com o software mailman. Aquando da criação da lista será dada uma password de administração ao responsável do grupo que a pediu.
- Forwarders (encaminhamentos) de correio eletrónico, que funcionam como encaminhadores de novos endereços com um nome diferente (alias) para um ou mais endereços já existentes. Os encaminhamentos estão limitados a 20 destinatários. Os destinatários podem ser configurados através da página de self-service fornecida pelos SI.
Caso o endereço pretendido seja um endereço que se destine a receber pedidos e/ou contactos de entidades ou pessoas, sejam elas internas ou externas, aconselha-se fortemente o uso do sistema RT. No caso dos serviços centrais, a utilização do sistema RT é obrigatória nestes casos.
O pedido de criação de uma lista de correio eletrónico deve ser endereçado aos SI, podendo ser pedidas via email para unidades, departamentos, projetos, serviços ou eventos do Técnico. O serviço é activado no contexto de um grupo de recursos informáticos com um administrador designado. Um link para a página de gestão do grupo estará acessível na página do self-service do administrador. Por isso o pedido deve indicar:
- Nome da pessoa responsável pela unidade, departamento, projeto, evento ou serviço interessado.
- Nome do grupo a que irá pertencer a lista de correio eletrónico; devem referir se já têm um grupo criado com os SI.
- Endereço de e-mail para a lista a criar.
- Nome (istid) do administrador ou administradores para o grupo.
- Nome das pessoas a adicionar à lista e respetivos endereços de correio eletrónico.