Utilização e configuração dos computadores dos serviços do IST

Este documento estabelece as normas de utilização e configuração dos computadores de serviços do Instituto Superior Técnico (IST). Estabelece-se, em particular, a responsabilidade pela configuração e administração das máquinas e define-se qual o software que pode ser legitimamente instalado e utilizado.

Introdução e objetivos

Nos últimos tempos, a profusão de vírus e worms na Internet, bem como a multiplicação de programas que instalam módulos de spyware e adware nos computadores, tem-se tornado num grave entrave ao funcionamento eficiente de muitas das máquinas instaladas nos serviços do IST.

Adicionalmente, é frequente a existência de problemas criados por erros de configuração dos utilizadores ou programas ilegitimamente instalados. Por este motivo, a equipa técnica dos Serviços de Informática é frequentemente chamada a intervir para corrigir situações originadas por erros de configuração ou vulnerabilidades existentes nas máquinas. Estas intervenções são geralmente demoradas, implicando quebras de produtividade significativas e uma ocupação excessiva dos técnicos dos Serviços de Informática. Frequentemente, a integridade do sistema operativo e das aplicações instaladas só é possível com a reinstalação total da máquina.

Para evitar que surgam dúvidas sobre quem deve deter a responsabilidade de administração, configuração e manutenção dos computadores dos serviços, os documentos abaixo estabelecem os termos e condições de utilização dos computadores atribuídos pelo IST aos funcionários dos Serviços Administrativos que estão sob a gestão dos orgãos de gestão da Escola.

Normas sobre a responsabilidade nominal dos equipamentos dos serviços

A nota informativa CIIST 1/2006 estabelece normas sobre a responsabilidade nominal, transferências de equipamentos e deslocação física dos equipamentos dos serviços.

O documento de Termos de Utilização estabelece as responsabilidades do utilizador relativa à utilização do seu computador

• Termos de Utilização dos computadores

O documento acordo de cedência de equipamento estabelece responsabilidade acerca da propriedade do equipamento

• Acordo de Cedência