Instalação e configuração do OpenAFS em Windows 10

De seguida estão contemplados os passos necessários para a instalação e configuração do cliente de AFS – OpenAFS – em Windows 10.

Nota: Antes deste processo deverá primeiro instalar e configurar o Kerberos no seu computador.

Instalação do OpenAFS em Windows 10

1. Abrir o browser e aceder ao endereço https://www.auristor.com/openafs/client-installer/
  2. Escolher o instalador “Windows Installer (64-bit)“. Assim que o download estiver concluído, clicar no instalador.
  3. Seguir os passos de instalação. Em default cell, colocar “ist.utl.pt“.
  4. Após a instalação, é pedido ao utilizador que reinicie o computador. É recomendável reiniciar o sistema para concluir a instalação com sucesso.

Neste momento o cliente de AFS encontra-se instalado no seu computador.

Configuração do OpenAFS em Windows 10

1. Para a configuração do AFS, verificar se tem um ticket Kerberos ativo no sistema.
  2. Abrir o explorador de ficheiros, clicar em “Este PC“. Na barra superior, clicar em “Computador” e em “Mapear unidade de rede“.
  3. Em pasta escrever o endereço “\\afs\ist.utl.pt\users\a\y\istxxxxay“, onde:
    • representa o penúltimo número do Técnico ID
    • representa o último número do Técnico ID
    • istxxxxay corresponde ao Técnico ID do utilizador
  4. Neste momento, o utilizador já tem acesso à sua área pessoal no sistema de armazenamento central AFS.
  5. Sempre que quiser aceder à sua área pessoal no sistema AFS, basta abrir o explorador de ficheiros, clicar em “Este PC” e abrir a unidade de rede que se encontra mapeada no seu computador.