Configuração da rede sem fios em Android

Estas instruções destinam-se à configuração da rede sem fios no sistema operativo Android. Este tutorial foi feito tendo por base a versão Android 9 (Pie).

1. Abra as “Definições” (Settings) do seu dispositivo. Clique na opção que diz “Wi-Fi” ou algo semelhante. Deverão aparecer 2 redes disponíveis: “eduroam” e “tecnico-guest”.
  2. Escolher a rede “tecnico-guest”. Depois de estar ligado, abra o browser e aceda ao seguinte endereço para fazer download do certificado: https://si.tecnico.ulisboa.pt/configuracoes/cacert.crt
  3. No nome do certificado, escreva “IST”. Se der para escolher a finalidade a que se destina o certificado, escolha “Wi-Fi”.
  4. De seguida, aceda novamente ao menu que tem as redes sem fios disponíveis. Escolha a rede “eduroam” para se ligar. Preencha os seguintes campos (possivelmente alguns encontram-se no separador “Avançado”):
    1. Método EAP (EAP Method): PEAP
    2. Certificado de CA (CA certificate): IST (o certificado que fez download anteriormente)
    3. Identidade (Identity)istxxxxx@tecnico.ulisboa.pt, onde istxxxxx corresponde ao seu Técnico ID
    4.  Palavra-passe (Password) – password correspondente ao seu Técnico ID
    5. Autenticação de fase 2 (Phase 2 authentication)MSCHAPv2
    6. Identidade anónima (Anonymous identity) – anonymous@tecnico.ulisboa.pt
  5. Clicar em “Ligar”. A rede sem fios “eduroam” deverá estar configurada no seu dispositivo.

Nota: Em algumas versões do sistema operativo Android, estas configurações podem não funcionar. Nesse caso, no passo 4, na opção do certificado escolha “Não validar” ou “Nenhum”.

Caso pretenda visualizar os screenshots dos passos acima descritos, aceda ao seguinte tutorial.

Quaisquer dúvidas que tenha, envie e-mail para si@tecnico.ulisboa.pt para que possamos ajudar.