Configuração da rede sem fios em Ubuntu

Estas instruções destinam-se à configuração da rede sem fios no sistema operativo Ubuntu. Este tutorial foi feito tendo por base a versão Ubuntu 20.04 LTS.

1. Abra as “Definições” do seu dispositivo. Clique no separador que diz “Wi-Fi”. Deverão aparecer 2 redes disponíveis: “eduroam” e “tecnico-guest”.
  2. Escolher a rede “tecnico-guest”. Depois de estar ligado, abra o browser e aceda ao seguinte endereço para fazer download do certificado: https://si.tecnico.ulisboa.pt/configuracoes/cacert.crt
  3. De seguida, aceda novamente ao menu que tem as redes sem fios disponíveis. Escolha a rede “eduroam” para se ligar. Preencha os seguintes campos:
    1. Wi-Fi security: WPA & WPA2 Enterprise
    2. AuthenticationPEAP
    3. Anonymous identity – anonymous@tecnico.ulisboa.pt
    4. Domain – IST – eduroam
    5. CA certificatecacert.crt (o certificado que fez download anteriormente)
    6. Inner authentication – MSCHAPv2
    7. Username – istxxxxx@tecnico.ulisboa.pt, onde istxxxxx corresponde ao seu Técnico ID
    8.  Password – password correspondente ao seu Técnico ID
  4. Clicar em “Connect”. A rede sem fios “eduroam” deverá estar configurada no seu dispositivo.

Caso pretenda visualizar os screenshots dos passos acima descritos, aceda ao seguinte tutorial. Neste tutorial falta uma informação importante na configuração da rede e que é preencher o campo “Domain” com “IST – eduroam”.

Quaisquer dúvidas que tenha, envie e-mail para si@tecnico.ulisboa.pt para que possamos ajudar.