Configurar a rede sem fios (eduroam) em Windows 10

Estas instruções destinam-se à configuração da rede sem fios no sistema operativo Windows 10.

1. Clique no ícone das rede sem fios, localizado na barra de tarefas. Deverão aparecer 2 redes disponíveis: “eduroam” e “tecnico-guest”.
  2. Escolher a rede “tecnico-guest”. Depois de estar ligado, abra o browser e aceda ao seguinte endereço para fazer download do instalador do certificado: https://si.tecnico.ulisboa.pt/configuracoes/istca-installer.exe
  3. Quando o download terminar, clique no instalador do certificado do IST. Clique em “Start” para instalar o certificado CA do IST no seu computador.
  4. De seguida, clique novamente no ícone das redes sem fios disponíveis. Escolha a rede “eduroam” para se ligar. Preencha os seguintes campos:
    1. Username – istxxxxx@tecnico.ulisboa.pt, onde istxxxxx corresponde ao seu Técnico ID
    2.  Password – password correspondente ao seu Técnico ID
  5. Clicar em “Connect”. A rede sem fios “eduroam” deverá estar configurada no seu dispositivo.

Nota: Embora a instalação do certificado do IST, prevista nos passos 2 e 3, não seja obrigatória para o acesso à rede “eduroam”, é recomendada devido a razões de segurança.