O serviço de correio eletrónico está disponível para toda a comunidade do Técnico. É fornecido para todas as pessoas com conta Técnico (Técnico ID), reside em infraestrutura dedicada e é o único serviço pessoal de email suportado pelo Técnico. O uso individual de outros serviços de email é possível mas a DSI não fornecerá apoio para esses.
Na primeira activação do serviço de email, na página do self-service, deve ser escolhido um endereço de email pessoal. O endereço por omissão tem a forma “nome.escolhido@tecnico.ulisboa.pt”, baseado no nome do utilizador mas com alguma liberdade de escolha. Alerta: o endereço nunca assume a forma “istxxxxx@tecnico.ulisboa.pt”.
Os utilizadores usufruem de quotas com aproximadamente 5 Gigabyte de dimensão, com filtros anti-spam e anti-vírus para sua proteção, podendo configurar o cliente de correio eletrónico que prefiram.
Informação importante acerca do serviço de e-mail:
O serviço de email do Técnico, tal como os sistemas de email actuais de outras instituições, implementa diversas medidas de protecção contra SPAM, emails falsificados ou tentativas de phishing. Tratam-se de medidas que têm vindo a ser tornadas gradualmente mais estritas e podem causar a rejeição de emails mal configurados. Por isso recomendamos aos nossos utilizadores que tenham em conta os alertas abaixo:
- Sistemas de prevenção de spam e limites a envio de mensagens
- Alerta relativo a redireção de e-mail
- Alerta relativo ao uso do seu endereço do Técnico com serviços de email externos
Uso do sistema de email:
O serviço de Webmail do IST que é a forma mais simples de usar o email do técnico. A autenticação é feita com as credenciais TécnicoID. Quem deseje receber e enviar mensagens cifradas usando o serviço de webmail pode fazê-lo usando o plugin de browser Mailvelope.
Caso deseje usar um cliente de email dedicado deve aplicar a seguinte configuração genérica para recepção de email:
Nome do servidor | mail.tecnico.ulisboa.pt |
Segurança da ligação | SSL/TLS |
Porto | 993 |
Método de autenticação | Password (normal) |
Utilizador | istxxxxx (corresponde ao Técnico ID) |
Password | Palavra-chave associada ao Técnico ID |
Endereço de email | nome.escolhido@tecnico.ulisboa.pt |
E para envio de email:
Nome do servidor | mail.tecnico.ulisboa.pt |
Segurança da ligação | SSL/TLS |
Porto | 465 |
Método de Autenticação | Password (normal) |
Utilizador (para autenticação) | istxxxxx (corresponde ao Técnico ID) |
Password | Palavra-chave associada ao Técnico ID |
Tutoriais de configuração da conta de e-mail em diferentes clientes:
- Configurar o e-mail (Gmail) em Android 12 | [com screenshots]
- Configurar o e-mail (Mail app) em Windows 10 | [com screenshots]
- Configurar o e-mail (Thunderbird) em Windows 10 | [com screenshots]
- Configurar o e-mail (Outlook 2016) em Windows 10 | [com screenshots]
- Configurar o e-mail (Outlook 2019) em Windows 10 | [com screenshots]
- Configurar o e-mail (Outlook do Office 365) em Windows 10 | [com screenshots]
- Configurar o e-mail (Mail app) em iOS | [com screenshots]
- Configurar o e-mail (Mail app) em Mac OS Catalina | [com screenshots]
- Configurar o e-mail (Outlook 2019) em Mac OS Catalina | [com screenshots]
- O que é o protocolo IMAP?
- O que é o protocolo SMTP?
- O que é o protocolo POP?