As Direções de Serviços de Informática são duas: Direção de Aplicações e Sistemas de Informação e Direção de Infraestruturas Computacionais.
Cada uma das Direções está organizada em diferentes núcleos, consoante os domínios de intervenção e exercício das respetivas atribuições.
A Direção de Aplicações e Sistemas de Informação (DASI):
Núcleo de Apoio a Aplicações e Processos (NAAP)
- O Núcleo de Apoio a Aplicações e Processos o acompanhamento, monitorização e apoio na gestão e utilização de software de natureza académica, administrativa ou outra, e assessoria no tratamento dos dados aplicacionais sempre que seja necessário. É ainda responsável pela análise funcional e levantamento de requisitos para o lançamento de projetos de desenvolvimento.
Área de Desenvolvimento e Web Design (ADWD)
- A Área de Desenvolvimento e Web Design exerce as suas atribuições na área de desenvolvimento aplicacional no planeamento e implementação de projetos assegurando aspetos de qualidade e usabilidade.
Núcleo de Desenvolvimento e Operações (NDO)
- Ao Núcleo de Desenvolvimento e Operações compete a análise, planeamento e implementação de projetos de desenvolvimento de software e ainda assegurar o apoio a todas as equipas da área das Tecnologias de Informação em procedimentos de desenvolvimento e de manutenção aplicacional.
Núcleo de Design de Produtos Digitais (NDPD)
- O Núcleo de Design de Produtos Digitais (NDPD) tem atribuições na área do design e planeamento de aplicações, sites e páginas web, e ainda na definição do design institucional do Técnico e a supervisão da sua aplicação na comunidade.
A Direção de Infraestruturas Computacionais (DIC):
Área de Redes e Sistemas (ARS)
- Área de Redes e Sistemas, é responsável pela instalação, gestão e manutenção da infraestrutura computacional e de comunicações, bem como atividades de cibersegurança. Esta área distribui-se, por sua vez, por dois núcleos, o Núcleo de Sistemas e o Núcleo de Redes e Cibersegurança.
- O Núcleo de Sistemas é responsável pela gestão, manutenção e configuração de sistemas operativos, e serviços associados, nomeadamente, virtualização, autenticação, correio eletrónico e outros serviços lógicos infraestruturais, bem como pela gestão e operação dos Centros de Dados centrais, incluindo, em particular, alojamento de clusters de computação avançada, sistemas de virtualização e gestão partilhada de recursos, arquivos de segurança, sistemas de autenticação e gestão de diretórios de utilizadores.
Núcleo de Redes e Cibersegurança (NRC)
- O Núcleo de Redes e Cibersegurança é responsável pela gestão, segurança e manutenção da rede de telecomunicações, incluindo a gestão de equipamentos ativos de rede, nomeadamente encaminhadores, comutadores e equipamentos de suporte da rede sem fios, pela manutenção da rede infra-estruturada e serviços de comunicações de voz, incluindo, em particular, atividade nas áreas de redes e conectividade, serviços de voz e correio eletrónico, instalação de infraestruturas de rede e serviços avançados de cibersegurança, incluindo serviços de redes privadas virtuais, firewall, sistemas de deteção de intrusão e filtragem de correio eletrónico.
Área de Ligação ao Utilizador (ALU)
- A Área de Ligação ao Utilizador tem por missão efetuar a comunicação e suporte do utilizador e providenciar o licenciamento de software disponibilizado, comunicando com os utilizadores preferencialmente através de interfaces informática e telefónica estruturadas que lhe permita efetuar um diagnóstico rápido, de modo a resolver ou a encaminhar o problema para o serviço que o possa resolver
- Simplificar a comunicação com os utilizadores, de modo a que utilizem eficazmente os serviços e aplicações fornecidos pelo SI
Núcleo de Apoio Informático (NAI)
- O Núcleo de Apoio Informático tem a responsabilidade do aprovisionamento e gestão do parque informático dos serviços centrais do Instituto Superior Técnico, bem como do serviço de impressão centralizado, estando encarregue do suporte dado a estas tecnologias, no respetivo âmbito.
As Direções de Serviços de Informática ainda contam com uma equipa no Polo de Oeiras:
Área de Tecnologias de Informação do Polo de Oeiras (ATI)
- A Área de Tecnologias de Informação do Polo de Oeiras tem como principal missão assegurar o suporte e o desenvolvimento dos serviços informáticos do Instituto Superior Técnico, com especial foco no apoio às infraestruturas informáticas do IST, atendimento ao utilizador e serviços específicos do Polo de Oeiras. Toda a sua atividade é desenvolvida em estreita colaboração com a Direção de Infraestruturas Computacionais.